web widgets

"Diz-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrar-me-ei, envolva-me e eu aprenderei." Benjamin Franklin

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

15 DE NOVEMBRO: PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Leia o texto e saiba mais sobre essa importante data da história de nosso Brasil.

Proclamação da República

No dia 15 de novembro é feriado nacional. Além de ser um ótimo dia para dormir um pouco mais tarde, brincar com os amigos e jogar videogame, nessa data é comemorado o dia da Proclamação da República. Porém, você sabe o que é e como foi esse importante evento do nosso país? Confira o especial que preparamos.

Dom Pedro I e Dom Pedro II, imperadores do Brasil na Monarquia.
Há mais 123 anos, o formato de governo regente no Brasil era a Monarquia. Isso quer dizer que apenas uma pessoa, chamada de rei ou imperador, tinha o direito de tomar as decisões que eram importantes para o rumo do nosso país. O principal problema era que o cargo de monarca era passado de pai para filho, sem o direito de escolha do novo governante pelo povo, como acontece nos dias atuais. Isso quer dizer que, quando o rei morresse, um dos seus filhos assumia o trono, mantendo o controle da nação concentrado apenas em uma família durante várias gerações. Além de tudo isso, a família real geralmente governava o país levando em consideração apenas seus próprios interesses, ignorando a população.
O tempo ia passando e o nosso país ia se desenvolvendo, ficando cada vez mais rico e forte. No final da década de 1880, o império brasileiro, comandado por Dom Pedro II, estava em crise. Muitas pessoas, de diversas classes e setores sociais do nosso país, estavam insatisfeitas com a forma de como o imperador governava o Brasil. Os brasileiros daquela época acreditavam que a presença de um regime não democrático poderia comprometer o futuro da nação. Assim, várias pessoas se reuniram no Brasil inteiro para apoiar e idealizar a adoção do regime republicano em nosso país. Elas queriam o direito de escolher seus governantes, que ficariam por um tempo limitado no poder até a realização de uma nova eleição. Além da grande insatisfação do povo brasileiro, a assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, que libertou os escravos do trabalho forçado, fez o império brasileiro balançar de vez. As coisas começaram a ficar feias para o imperador Dom Pedro II porque ele perdeu o apoio dos grupos mais conversadores da sociedade brasileira que, na época, eram a base que sustentava a monarquia e maiores beneficiados da mão de obra escrava.

Deodoro da Fonsceca, o marechal que proclamou a república no Brasil.
Assim, no dia 15 de novembro de 1889, os militares, comandados pelo marechal Deodoro da Fonseca, aplicaram um golpe que acabaria com o regime monárquico. Segundo nossas pesquisas, Deodoro entrou no quartel General do Exército no Rio de Janeiro e pôs fim no último gabinete do Brasil Imperial, demitindo os integrantes do conselho de ministros e seu presidente. Na mesma noite, o marechal assinou o manifesto que proclamaria a república e iniciava um novo governo com ele como o primeiro presidente da república do Brasil. A família real ia embora para Portugal três dias depois e o sonho de ter um Brasil republicano finalmente se consolidava.



~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Alguns jogos e atividades online sobre o tema. Aproveitem! 
Quiz Proclamação da República
Jogo da memória
História do Brasil em quadrinhos
Por: Profº Cláudio Delfino

Nenhum comentário:

Obrigado pela visita! Volte sempre!


.:Deixe sua mensagem aqui com sugestões, críticas (construtivas... é claro!) ou simplesmente um oi!:.

.::Recados aqui!::.

Tenha as melhores animações!